Primeiramente, você sabia que esse azeite que está aí na sua cozinha pode fazer maravilhas para sua pele!?

A princípio sabemos o quão emocionante descobrir uma nova maravilha de cuidados com a pele, e o melhor esse ingrediente mais recente que estamos falando já pode estar aí na sua cozinha. O azeite pode ser um alimento básico, mas é um ingrediente essencial para a nossa saúde, assim como pesquisas mostram que o azeite também pode prevenir danos causados pelo sol. É verdade, usar azeite na sua pele trás uma série de benefícios. O óleo de oliva contém antioxidantes que combatem os danos dos radicais livres, bem como um ingrediente chamado esqualeno, que é extremamente hidratante.
O azeite era muito usado na pele desde os tempos antigos,até a própria Cleópatra era fã. Usava nos cabelo até usava nas sobrancelhas, o azeite não é novo na indústria da beleza, mas ainda assim, há muito a aprender sobre sua eficácia.
Azeite
O azeite é derivado da prensagem do óleo de uma azeitona inteira. Ele também é rico em ácidos graxos monoinsaturados- gorduras saudáveis que representam uma variedade de benefícios cosméticos e de saúde e também contém antioxidantes que são os amantes da pele. Assim também os óleos vegetais têm sido usados para fins médicos e cosméticos porque têm uma infinidade de benefícios.
Dependendo da composição do óleo vegetal, alguns óleos funcionam melhor do que outros em questões específicas.
O azeite está entre aqueles óleos vegetais de alto desempenho e é elogiado por suas propriedades emolientes e hidratantes. Você pode encontrar este óleo maravilhoso em qualquer coisa, desde soros a produtos de limpeza facial, mas também está disponível em sua forma pura com umectantes adicionados para ser adequado para cuidados com a pele. Tenha em mente que o azeite pode ser arruinado por calor excessivo, luz ou oxigênio. O ideal é armazená-lo em uma área fria com uma tampa bem selada.
Curiosidades:
Tipos de ingredientes:
Emolente, antioxidante, anti-inflamatório.
Principais benefícios:
Hidrata a pele seca, protege contra o envelhecimento prematuro, gerencia os danos causados pelo sol.
Qualquer pele da certo?
Em geral, a maioria dos tipos de pele pode se beneficiar do azeite, mas aqueles com pele sensível e propensa a acne devem ficar longe.
Posso usar com frequência?
Sim, o azeite é seguro para usar na pele diariamente.
Funciona bem com:
Umectantes como glicerina, ácido hialurônico e aminoácidos.
Não use com:
Geralmente, o azeite é seguro para usar com a maioria dos ingredientes.
Benefícios do Azeite para a Pele
O azeite está repleto de benefícios para a pele, desde manchas secas hidratantes até quebrar a maquiagem teimosa.
Previne a perda de água:
O principal benefício do óleo de oliva é hidratar a pele, reduzindo a perda de água. Essa hidratação aumenta o teor de água da pele, melhorando sua saúde e aparência.
Protege contra danos ambientais:
As propriedades antioxidantes do óleo de oliva protegem as células da pele contra danos ambientais e inflamação. Isso significa a proteção contra o envelhecimento prematuro, bem como sinais de irritação ou vermelhidão.
Previne o envelhecimento prematuro:
O azeite é rico em vitaminas A, D, K e E. Isso pode ajudar na diminuição do estresse oxidativo na pele (o que pode levar ao envelhecimento acelerado da pele).
Levanta a maquiagem:
O óleo de oliva é ótimo para quebrar substâncias como o rímel à prova d'água e delineador. Além disso com os benefícios adicionais dos antioxidantes e do esqualeno hidratante, ele hidrata a pele delicada na área dos olhos, além de nutrir os cílios da mesma forma que o condicionador funciona no cabelo. Embora o azeite possa levantar e mover resíduos solúveis em óleo (como maquiagem e sebo) ao redor da pele, contudo ele não necessariamente remove a maquiagem, e tanto o azeite quanto a maquiagem quebrada devem ser limpos com um limpador.
Cura feridas:
Eles melhoram o reparo de feridas, reduzindo o tempo de fechamento da ferida.
Efeitos colaterais do azeite de oliva
Embora qualquer tipo de pele possa se beneficiar do azeite, mesmo que n é aconselhável a usar na pele quando estiver com muitas acnes. Os ácidos graxos predominantes no azeite e em todos os óleos vegetais e manteigas em geral, são a própria fonte de alimento para o crescimento de bactérias e leveduras causadores de acne. Assim o azeite não é ideal para peles propensas a acne. Embora o componente de ácido oleico do azeite pode exacerbar a dermatite e não deve ser usado perto de bebês. Além disso, o azeite não parece ter um efeito antibacteriano como alguns outros óleos vegetais (mais notavelmente, o óleo de coco), por isso não use como removedor de maquiagem por conta própria. Finalmente, se sua pele é oleosa, ela produz naturalmente altos níveis de sebo, potencialmente tornando desnecessária a necessidade de mais emolientes.
Posso deixar azeite na pele durante a noite?
O azeite pode deixar o azeitee por várias horas (inclusive durante a noite, se desejar). Apenas certifique-se de aplicar hidratante por cima. Porém menos é mais, não é porque o azeite tem inúmeras qualidades que precisamos exagerar na quantidade dele. Na verdade usar em grande quantidade pode levar a poros entupidos em alguns tipos de pele.
Como usa-lo
O azeite funciona melhor quando a umidade máxima é selada na pele, que normalmente está na última etapa da rotina.
No dia podemos usar um pouco antes do protetor solar). Além disso pode usá-lo antes ou misturá-lo com seu hidratante. Como os hidratantes o melhor momento para aplicar azeite é quando sua pele ainda está levemente molhada do seu chuveiro ou banho.