O surgimento das manchas do melasma é uma preocupação comum para muitas mulheres. Na verdade, o melasma aparece em cerca de 15% das mulheres grávidas e em até 25% das mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, segundo a Academia Americana de Dermatologia. Embora até 90% das pessoas que desenvolvem melasma sejam mulheres , os homens também podem ter essa condição.
Como os dermatologistas tratam o melasma?
O melasma não tem cura, mas tem tratamento e não existe melhor tratamento para o melasma, que a combinação do protetor solar tópico, com ativos clareadores não fotossensíveis, alimentação saudável e o uso de suplementos antioxidantes, conhecidos como protetor solar oral.
Por isso, se você quer tratar o melasma, com certeza seu dermatologista criará um plano de tratamento adequado às suas necessidades. Isso significa analisar a profundidade do melasma na sua pele e controlar os gatilhos do melasma. Isso por que, a luz solar, o uso de pílulas anticoncepcionais e até mesmo o estresse podem desencadear ou agravar o melasma.
Proteja a pele dos raios solares e luz visível
Como a luz solar desencadeia o melasma, é importante proteger a pele todos os dias, mesmo em dias nublados e depois de nadar ou suar. Sempre que possível, procure sombra ao ar livre e use roupas com proteção solar, como chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV. Para uma proteção mais eficaz, selecione um chapéu que tenha um número de fator de proteção ultravioleta (UPF) na etiqueta.
Seu dermatologista lhe dirá como proteger sua pele do sol. Isso geralmente envolve usar um chapéu de abas largas ao ar livre, buscar sombra, evitar o sol de 10:00 da manhã ás 15:00 da tarde e aplicar um protetor solar de amplo espectro (FPS 30 ou superior) ao longo do dia.
Se você ficar tentado a pular o protetor solar porque ele deixa uma camada branca na pele, considere usar um protetor solar colorido.
Além de proteger sua pele do sol, você precisa ficar longe de camas de bronzeamento e nunca usar lâmpadas solares. Dispositivos de bronzeamento artificial podem piorar o melasma e impedir que o tratamento funcione.
Melhores ativos cosméticos
Seu dermatologista pode prescrever cosméticos com ativos que ajudam a tratar o melasma em casa. como:
Ácido Kójico é um clareador natural muito eficaz, que assegura notáveis resultados na pele, por sua ação de diminuir a síntese de melanina, que proporciona coloração a pele.
Nano Ácido Tranexâmico: Age reduzindo a pigmentação causada pelo raio UV, durante a exposição solar e garante o clareamento da pele.
Alfa Arbutin: É um forte clareador com resultado comprovado, que se destaca por ser um derivado estável da Hidroquinona. Possui ação de inibir a tirosinase (impedindo a produção de melanina no local), sem causar irritação e efeitos colaterais. É indicado para tratar até em manchas hipercrômicas de difícil clareamento, como a melasma refratário e a melasma dérmico.
4-HR - Tem sido clinicamente provado ser quatro vezes mais eficiente do que a hidroquinona, pois possui potente atividade clareadora realizada através de diferentes mecanismos de ação. Este resultado associado à atividade antiglicante e efeitos estimulantes sobre glutationa e enzimas de defesa antioxidantes.
Melhores ingredientes em Suplementos para Melasma
Pinus pinaster: Se destaca por ajudar no tratamento e prevenção de manchas como melasma, manchas senis e sardas.
Um estudo avaliou os efeitos da suplementação com 30 pacientes com pigmentação cutânea, como melasma. As mesmas receberam, durante 30 dias, cápsulas de extrato da casca de Pinus. Após os 30 dias, a intensidade da pigmentação do melasma reduziu significativamente.
Além disso, a suplementação de Pinus pinaster proporcionou alívio de
fadiga, dor, constipação e sentimentos de impaciência naquelas pacientes que apresentava esses sintomas.
Zeaxantina, Luteína e Licopeno: Os carotenóides, especialmente os isômeros de luteína e zeaxantina, e também Licopeno, possuem forte ação antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres, filtram a luz azul e protegem a pele de fatores ambientais, incluindo poluição.
Além disso, podem bloquear a formação das vias da melanina, diminuir a inflamação e aumentar os antioxidantes.
Dessa forma foram feitos estudos com indivíduos que fizeram uso da suplementação da zeaxantina e luteína juntas, onde ficou claro que as mesmas clareiam e melhoram as condições da pele.
Outros minerais como zinco e selênio e vitaminas como A, C e E, possuem forte ação antioxidante, ajudando a tratar o melasma. Segue algumas ativos antioxidantes, que são considerados protetor solar em cápsula:
Suplemento para melasma Antiox Solar
O Antiox Solar foi desenvolvido por farmacêuticos e aprovado por dermatologistas, para tratar o melasma sem efeito rebote. Possui uma combinação inteligente e avançada de 11 ativos, que ajudam a tratar o melasma de dentro para fora, clarear as manchas e proteger a pele frente aos raios solares. Para saber mais clique aqui: Antiox Solar
Os resultados são sem efeito rebote e a longo prazo
Quando você segue seu plano de tratamento, geralmente leva de 3 a 12 meses para ver os resultados, mas os resultados são permanentes.
Para melhorar seus resultados, os dermatologistas geralmente recomendam autocuidado. Ou seja requer um tratamento continuo.
14 comentários
Post super necessário! Cuidar do melasma de dentro para fora é muito importante, já que o melasma vem de uma inflamação.
Vou testar =)
Adorei a dica! Acabei de comprar esse suplemento para melasma. Vou comprar sempre.
Protetor em cápsula é indispensável para quem tem melasma. Minha dermatologista me indicou esse Antiox Solar, ela me explicou que tenho que tomar sempre para ter resultados. Comprei de 60 cápsulas para 02 meses e saiu com um ótimo preço.
Melhor suplemento para melasma! Melhor que flebon, que picnogenol puro e qualquer outro suplemento para melasma. Super indico.
Tenho melasmas nos braços e ombros, já fiz vários tratamento, mas não obtive resultado.
Gostaria de saber sobre o preço do produto e a entrega.