O que é um cabelo encravado profundo?
Um cabelo encravado é quando um cabelo cresce sob a pele em vez de sair ou acima dele. Normalmente, os pêlos encravados profundos se parecem um pouco com uma espinha, aparecendo como uma colisão vermelha e levantada. Eles podem estar coçando, doloridos, inchados ou desconfortáveis.
Os pelos encravados geralmente ocorrem após o barbear, pinça ou depilação, e podem ser encontrados em qualquer área onde o cabelo cresça, como rosto, pernas, axilas e outros lugares.
O que causa pelos encravados profundos?
Os pelos encravados profundos frequentemente surgem quando um cabelo foi removido e, em seguida, começa a crescer de volta e se curvar na pele.Os pelos encravados são mais comumente causados por depilação, barbear, pinça, rosqueamento ou corte de cabelo perto da pele
As células mortas da pele também podem entupir um folículo piloso e fazê-lo crescer sob a sua pele, em vez de sair da sua pele.
Eu posso remover os pelos encravados profundos?
Os pelos encravados geralmente desaparecem por conta própria. Isso significa que, na maioria das vezes, você não precisa se preocupar em removê-los. Mas se o pêlo encravado profundo está lhe dando muitos problemas e dura mais do que algumas semanas, é uma boa ideia consultar um médico. Se um cabelo encravado persistir após cerca de duas semanas ou começar a piorar na aparência, recomendo consultar um dermatologista para obter ajuda.
É possível remover sozinhos esses pelos encravados visíveis com a ajuda de uma agulha estéril e pinças. Mas, a menos que você seja habilidoso o suficiente e capaz de fazer isso em um ambiente limpo, geralmente desaconselho a remoção de pêlos encravados profundos, pois há risco de infecção, cicatrizes e danos à pele.
Como remover um cabelo encravado profundo com segurança
Lembre-se, se você tem um cabelo encravado profundo que simplesmente não vai embora, consulte seu dermatologista. Em alguns casos, eles podem usar a depilação a laser para remover seus pelos encravados. A tecnologia nesta área percorreu um longo caminho, e os médicos hoje têm acesso a lasers que podem tratar todos os tipos de pele.Alternativamente, seu médico pode prescrever tratamentos tópicos como retinóides, que ajudam a reduzir a hiperpigmentação da pele e remover células mortas da pele. Eles também podem prescrever esteróides, que reduzem a inflamação e o inchaço.
Alguns tratamentos são ainda mais simples. Seu médico pode sugerir que você aplique uma compressa quente no cabelo encravado ou faça uma pausa na remoção de pêlos dessa área, enquanto alguns dermatologistas podem sugerir a aplicação de vinagre de maçã no cabelo encravado. Isso pode ajudar porque o vinagre de maçã contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar a pele irritada.
Como evitar foliculite
Seria totalmente compreensível se a inevitável queimadura de navalha, os cabelos encravados e os cortes de barbear não valessem a pena para você ter uma pele sem pêlos. Ou se, no final do dia, você simplesmente preferir os pelos do seu corpo como são naturalmente. Mas se um barbear próximo sem dor é o que você está procurando, queremos ajudá-lo a obter os melhores resultados da sua experiência de barbear - e tudo começa com a preparação.
barbeadores secos, você pode querer repensar seus caminhos. O barbear seco causa micro-cortes na pele, bem como foliculite, pelo encravado, irritação e secura. Por mais tentador que seja retocar rapidamente algumas manchas sem água, creme de barbear e loção, o cuidado adequado com a pele antes e depois de se barbear é super importante para manter a pele saudável. Devemos usar bons produtos para proteger a pele, se caso não usar pode acontecer de ocorrer irritação na pele, isso é queimadura de navalha.
Agora vamos falar de algumas dicas para te ajudar.
1- Suavize o pelo com um banho quente
Tomar um banho quente e fumegante é bom, mas também faz maravilhas para suavizar o cabelo e a pele do seu corpo, o que é necessário para um barbear sem dor. Antes de se barbear, passe cerca de 10 minutos em água morna para ajudar a suavizar a camada externa da pele, facilitando a remoção do cabelo e diminuindo o risco de queimadura na navalha.
Também ajuda a reduzir a irritação e minimizar os micro-cortes causados pelo barbear.
2- Esfoliar a pele antes
O ideal é esfoliar a pele antes de se depilar, depois de suavizar o cabelo e a pele no chuveiro, o próximo passo no processo de depilação deve ser esfoliar adequadamente a área. As células mortas da pele podem entupir seus folículos pilosos e prender seu cabelo sob a pele, o que resulta em encravados. Remover a pele morta primeiro através de um processo de esfoliação não apenas garantirá que o folículo piloso esteja nas melhores condições para a depilação. Opte por um esfoliante químico mais suave. Onde trabalham para esfoliar a pele, incentivando a renovação celular.
Antes de mais nada, o ideal é sempre importante esfoliar a pele, não só no dia de se depilar mas pelo o menos 2 vezes na semana. Pois a esfoliação regular ajuda a previnir pelos encravados.
3- Use o creme de barbear certo
Depois de abrir os poros do chuveiro fumegante e seguir com uma esfoliação suave, o ideal é aplicar creme de barbear na pele e deixá-la descansar por um ou dois minutos para suavizar ainda mais o cabelo antes de se barbear. A combinação de pele macia e cabelo diminuirá o atrito entre sua pele e a navalha, assim diminuindo a irritação. É importante notar que o creme de barbear é o indicado a seguir, então não se contente com uma barra média de sabão porque não funcionará da mesma maneira. Os sabonetes são surfactantes projetados para remover sujeira e detritos, mas não possuem as propriedades nutritivas e suavizantes da pele do creme de barbear.
4- Raspar com uma lâmina afiada
Não há necessidade de pegar a navalha mais cara, desde que a lâmina seja afiada, uma navalha descartável funcionará super bem. Se a sua navalha estiver sem graça, você precisará de mais passes, e mais passes significam uma maior chance de irritação, queimadura de navalha ou pêlos encravados. Um puxão frequente do cabelo ou cortes de barbear são bons indicadores de que é hora de substituir suas lâminas.
A quantidade de usos que você pode obter da sua navalha antes de precisar atirá-la depende da frequência com que você se barbeia e de como a armazena após o uso. Deixar sua navalha em um banho úmido e úmido acelerará o processo de emopor, fará com que as lâminas enferrujam e permitirá que as bactérias se acumulem.
5-Mais dicas valiosas
Antes de mais nada, espere até o final do seu banho para se depilar, pois o calor da água e do vapor ajuda a suavizar a pele e o cabelo. Quando se trata de técnica de barbear, se barbear na direção do crescimento do cabelo. Use traços curtos de luz. Não aumente a pressão à medida que for. Enxágue com água fria e seque.