Manchas escuras na perna: tratamentos - Laboderm Skincare

Manchas escuras na perna: tratamentos

A princípio as manchas escuras nas pernas ou descoloração da pele podem ocorrer por vários motivos. Algumas dessas causas são temporárias e desaparecem com o tempo por conta própria. Outros podem exigir intervenção médica e tratamento de longo prazo para esclarecer.
Manchas escuras em ambas as pernas geralmente resultam de uma condição da pele que indica má circulação ou algum problema metabólico subjacente. Visite um médico se estiver preocupado com manchas escuras persistentes nas pernas e tornozelos e quiser saber sobre suas possíveis causas e opções de tratamento.
Na maioria dos casos, essas manchas escuras não são motivo de preocupação e desaparecem com o tempo, mas você deve ter suas pernas examinadas por um médico especialista para garantir que não indiquem nenhum problema grave.

O que causa manchas escuras nas pernas?

manchas escuras na pele

Existem muitas causas de manchas escuras nas pernas e pés. Elas ocorrem principalmente quando algumas áreas da pele produzem mais melanina do que o normal, o agente que dá cor ao corpo.
Às vezes, o excesso de melanina é produzido devido a fatores ambientais, enquanto às vezes pode ser devido a distúrbios médicos.
Porém existe várias coisas que podem causar manchas escuras nas pernas. Embora provavelmente sejam inofensivos, algumas manchas escuras podem ser um sinal de algo mais sério como:

Dano solar

A pele reage à luz solar produzindo mais melanina. Algumas manchas de pele podem produzir melanina em abundância, enquanto a pele próxima produz menos.

Tomar muito sol é uma causa comum de manchas escuras. ainda mais para pessoas com a pele clara.

Se você tem manchas escuras nas pernas, há uma chance de que seja devido a danos causados ​​pelo sol.

Hiperpigmentação pós-inflamatória

Se você teve acne, eczema, psoríase ou uma lesão na pele, isso pode causar inflamação e aumento da melanina nas áreas onde surgiram lesões cutâneas. Desse modo observamos que esses tipos de manchas escuras são mais comuns entre pessoas com pele mais escura.

Diabete

Algumas pessoas com diabetes desenvolvem resistência à insulina. Isso pode impedir que o corpo use adequadamente a insulina produzida pelo pâncreas.

Como resultado, quantidades excessivas de insulina podem se acumular na corrente sanguínea. Dessa forma isso pode causar uma faixa escura de pele que provavelmente aparecerá ao redor do pescoço. Isso é conhecido como acantose nigricans e geralmente não ocorre nas pernas.

Melanoma

Melanoma é um tipo de câncer de pele. Nos gênero masculino, tende a aparecer no rosto ou no tronco. Já no gênero feminino, tende a se desenvolver nas pernas. O melanoma pode assumir muitas formas e pode exigir um exame visual por um dermatologista para detecção.

O melanoma também pode se desenvolver a partir de uma toupeira existente ou como uma nova lesão. Sinais a serem observados incluem uma toupeira que:

Tem uma forma irregular ou borda irregular

É multicolorido

Coça ou sangra

É maior que um quarto de polegada

Mudanças de tamanho, forma ou cor

Manchas de idade

A pele pode desenvolver manchas escuras ainda mais com a idade. Essas manchas podem resultar da exposição ao sol, alterações hormonais, gravidez assim também com o uso prolongado de certos medicamentos

Outras causas

Doença de Addison: Este Fonte Confiávelraro transtorno de fonte confiávelFonte confiávelpode causar hiperpigmentação generalizada, especialmente na pele exposta ao sol e nos pontos de pressão. Isso pode fazer com que você tenha uma pele mais escura de joelhos.


Tinea versicolor: Esta infecção por fungos pode causar manchas de pele mais claras ou mais escuras, mais comumente na parte superior do tronco e nos braços. Geralmente não afeta as pernas. Os adesivos podem se tornar mais perceptíveis se você se bronzear.

Tratamento de manchas escuras nas pernas com laser:

O tratamento a laser é a maneira mais eficaz de se livrar de manchas escuras nas pernas. Primeiramente consulte o seu médico para saber mais sobre as causas das manchas escuras e se elas podem ser removidas com o tratamento a laser. Você pode precisar de mais de uma sessão para determinar a melhora e se livrar dessas manchas de vez.

Os resultados do tratamento a laser dependem do tipo de laser usado e das razões específicas por trás das manchas escuras.
Seu médico pode usar o tratamento a laser com outras opções restauradoras, como terapia tópica de clareamento da pele para proporcionar alívio duradouro da descoloração. O médico também pode recomendar cremes de hidroquinona e corticosteróides vendidos sem receita que reduzem a aparência de manchas escuras. Outros tratamentos incluem cremes tópicos, peelings químicos e microdermoabrasão que ajudam a trazer a pele de volta ao seu tom anterior.

Tratamentos de venda livre (OTC)

Existem muitos produtos OTC que afirmam clarear a pele, embora as evidências sejam limitadas. Alguns funcionam melhor do que outros, então você pode ter que tentar alguns para ver como eles funcionam para você. É importante saber com que frequência aplicar o produto e quanto tempo pode levar até ver uma melhoria.

Esses ingredientes podem ser úteis no gerenciamento da hiperpigmentação:

soja
niacinamida
vitamina C
ácido kojic
arbutin
extrato de emblica
glutationa
extrato de alcaçuz
lignina peroxidase
n-acetilglucosamina
adapaleno tópico 0,1%
Arbutin, ácido kojic e alcaçuz podem causar uma reação alérgica em algumas pessoas. Se isso acontecer, pare de usar o produto imediatamente e acompanhe seu médico.

Nenhum desses produtos é aprovado para clareamento da pele. Muitos suplementos e extratos OTC não são bem regulamentados, e alguns produtos não têm diretrizes bem estabelecidas para uso seguro. É importante discutir isso com seu médico antes de usar.

O protetor solar

O protetor solar também pode ajudar, o protetor solar não clareará as manchas escuras em suas pernas, mas da mesma forma vai ajudar a evitar que elas fiquem mais escuras. Também pode evitar a formação de novas manchas escuras.

Proteja sua pele do sol o ano todo. Se suas pernas estiverem expostas, use um protetor solar de amplo espectro com um FPS de 30 ou mais. O protetor solar também pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo qualquer produto de clareamento da pele que você esteja usando.